A noite da última quarta-feira (1º de outubro) foi de celebração no bairro de Nova Brasília, em Salvador, com a estreia do documentário Fábrica de Rimas – Uma Década de Hip-Hop e a realização da 42ª Batalha do EVA, na Praça do Loteamento Vila Mar. O evento reuniu cerca de 100 pessoas entre moradores, artistas e admiradores da cultura urbana.
O documentário, produzido pelo Coletivo Sociocultural Fábrica de Rimas, apresenta depoimentos de adolescentes, jovens, artistas e intelectuais que construíram, ao longo de dez anos, uma trajetória marcada pela força do Hip-Hop como instrumento de transformação social e cultural no bairro.
Após a exibição, o público acompanhou a 42ª edição da Batalha do EVA, que consagrou o artista Valimn como vencedor entre oito participantes. “Ganhar no dia da comemoração dos dez anos da Fábrica de Rimas é muito especial. A energia foi incrível e o documentário mostra bem como o Hip-Hop foi construído aqui. Essa conquista tem um sabor único”, celebrou o MC.
Desde o lançamento, o filme já ultrapassou 4 mil visualizações no YouTube, onde pode ser assistido gratuitamente. O projeto Fábrica de Rimas – Uma Década de Hip-Hop foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura e Governo Federal.
Foto: Erickson Araújo
