Festival das Periferias celebra juventude no Subúrbio

O Festival das Periferias chega à sua 4ª edição reafirmando-se como um espaço de celebração e valorização da potência cultural, criativa e empreendedora das comunidades periféricas de Salvador. Realizado pela CIPÓ Comunicação Interativa, o evento acontece nos dias 17 e 18 de outubro de 2025, no Colégio Estadual Barros Barreto, em Paripe, no Subúrbio Ferroviário, com entrada gratuita.

Com o tema “Somos Ubuntu – Eu sou, porque nós somos”, a edição 2025 destaca o protagonismo da juventude periférica, fortalecendo ideias de pertencimento coletivo, cooperação e identidade cultural. Durante dois dias, o público poderá participar de uma ampla programação com oficinas, apresentações artísticas, pocket shows, batalhas de slam, rodas de conversa e intercâmbio internacional com coletivos da Argentina e Colômbia — Asociación El Culebrón Timbal (AR), Fundación Comunidad Contemporánea/El Changuito (CO) e Cooperativa Coonurock’-El Ojo Negro (AR) — além de uma articulação com o LABGESTÃO da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).

O festival também contará com arenas temáticas dedicadas à culinária local, às artes, ao empreendedorismo e aos esportes, oferecendo experiências integradas à comunidade. A feira gastronômica será um dos destaques, abrindo espaço para talentos locais e interação direta com o público.

A poesia periférica marca presença com uma batalha de slam premiada. Já no sábado, o The Clash promove um encontro inédito entre a Cultura Ballroom e o movimento Hip-Hop AllStyle, em uma disputa entre estilos com premiação para o vencedor ou vencedora.

Entre as atrações confirmadas, estão apresentações com estudantes e a fanfarra escolar BAMABB, além de shows de artistas da periferia de Salvador, como o rapper Shaft, a banda Guias Cegos, a cantora Hévila Mello, a banda Swing de Negro e o cortejo do Coletivo Cia Black Dance.

Mais do que um evento cultural, o Festival das Periferias reafirma o protagonismo da juventude e o papel das periferias como polos de resistência, criação e empreendedorismo, fortalecendo a identidade e a potência cultural do Subúrbio de Salvador.

A Edição ANO IV encerra as atividades do Projeto LabCIPÓ 2025 e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.

Confira a programação completa em instagram.com/cipocomunicacao.

Fotos: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Criado por Jadson Nascimento

Contatos

Salvador - BA
71 9 8618-8303
contato@portaldiaspora.com.br

Seja avisado dos nossos conteúdos pelo email

© 2022 DIASPORA Todos os direitos reservados.