Eloah Monteiro, cantora e compositora baiana, apresenta “Mulher Demais“, o primeiro single do EP Agô. A canção traz um sambinha genuinamente brasileiro que mistura ironia e suavidade para abordar as dificuldades enfrentadas por mulheres em relacionamentos que não as acolhem como merecem. Com uma letra afiada, a música é um convite para que as mulheres se reconheçam em sua plenitude, desafiando os limites impostos pela sociedade e reafirmando sua intensidade, liberdade e paixão como forças inegociáveis.
O single é uma fusão envolvente de ritmos tradicionais e linguagem contemporânea. Com arranjos de Felipe Guedes e Dandê Bahia (in memoriam), a produção musical se destaca pelos violões e cavaquinhos brasileiros, complementados pelo piano de Felipe Pires e a percussão de Juli Almeida. A bateria de Tici Belmonte e o baixo de Gustavo Caribé garantem o tom dançante da faixa, enquanto a mixagem de Irmão Carlos Psicofunk e a masterização de Luciano King ressaltam as nuances da produção, criando uma sonoridade vibrante e envolvente.
“Mulher Demais” antecipa o Agô, EP que homenageia a ancestralidade e as raízes da música brasileira na Bahia. O título do projeto, que significa “pedido de licença” em iorubá, reflete o profundo respeito de Eloah pelas tradições africanas e pela sua identidade. Com sete faixas que abordam temas como espiritualidade, desigualdade social, raça, gênero e empoderamento feminino, o EP propõe uma reflexão sobre os papéis impostos às mulheres e a sua luta por liberdade e autoafirmação.
O EP também explora as potências femininas e as diversas camadas do afeto e resistência, conduzindo o ouvinte por uma jornada de samba, MPB e texturas urbanas. A produção executiva do projeto é assinada por Eloah Monteiro, Juliana Correia e Karen Oliveira, com direção artística de Jef Rodriguez e uma equipe criativa formada por profissionais de destaque, incluindo JeisiEkê de Lundu na direção de arte e Victor Motta nas fotografias. Este lançamento conta com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Lei Paulo Gustavo.
Foto: Victor Mota