Atrizes negras de todo o Brasil têm até o dia 31 de maio, às 23h59, para inscrever suas produções artísticas no ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras. A chamada pública visa selecionar espetáculos de mulheres negras para a 4ª edição do festival, que destaca a presença feminina negra no matrigestar do futuro.
Idealizado pelas atrizes e produtoras culturais Juliana Monique e Eddy Veríssimo, o festival oferece um espaço acolhedor para que mulheres negras de todas as regiões do país possam evidenciar suas produções artísticas. As atrizes selecionadas integrarão a programação do evento, que acontecerá de 18 a 26 de julho na cidade de Salvador.
Segundo Eddy Veríssimo, “essa chamada proporciona a nós, artistas negras da cena, um aquilombamento vivo e pulsante, onde podemos mostrar nossas estéticas e poéticas, afirmando nossa identidade cultural. É um festival como ato de resistência e empoderamento, onde fortalecemos nossas conexões e criamos redes com artistas potentes que ecoam suas vozes através da arte.”
O festival aceita inscrições de espetáculos de artes cênicas, incluindo monólogos, performances e outras modalidades da cena. As interessadas podem se inscrever e obter mais informações através da linklist disponível no perfil do Instagram @festivaliyas, onde também é possível acompanhar o regulamento.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. A Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022, criou a Paulo Gustavo Bahia (PGBA) para efetivar ações emergenciais de apoio ao setor cultural.
Link para inscrições:
Foto: Raquel Franco