O documentário Cartografia de Nós, idealizado pela escritora e educadora Lorena Ribeiro , celebra a força criativa das mulheres negras na literatura baiana. Com direção de Sabrina Andrade e duração de cerca de 40 minutos, o curta será lançado no dia 6, no canal do YouTube e terá exibição gratuita no dia 8, às 19h, na Sala Walter da Silveira (Barris), seguida de bate-papo com parte da equipe.
A produção destaca como os territórios geográficos e sociais influenciam os processos criativos de autoras negras de diferentes regiões da Bahia. Participam do filme as escritoras Táina Sena (Itamaraju), Camila Carmo (Amargosa e Ilha de Itaparica), Paula Anias (Sapeaçu), Maria Dolores Rodriguez (Feira de Santana) e a própria Lorena Ribeiro (Salvador e Lauro de Freitas). A cidade de Cachoeira também é apresentada como referência histórica na formação literária do estado.
Com trilha sonora de Hosanna Almeida e Marcelo Santana e bordados da poetisa Tainah Cerqueira, o documentário costura arte e identidade, promovendo o protagonismo de vozes muitas vezes invisibilizadas.

Cartografia de Nós é uma realização do projeto Passos entre Linhas em parceria com a Aiocá Produções. O projeto surgiu em 2016 com o objetivo de divulgar a literatura nacional produzida por autores negros, com foco na Bahia. Em 2021, desdobrou-se no clube de leitura “Lendo a Bahia”.
O filme foi contemplado pelo edital Paulo Gustavo Bahia, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, via Secretaria de Cultura, Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura.
Foto: Sabrina Andrade