CachoeiraDoc leva cinema negro e indígena à Salvador


O CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira – realiza duas sessões especiais em Salvador no dia 7 de outubro, na Faculdade de Comunicação da UFBA. As exibições, gratuitas e abertas ao público, acontecem entre 14h e 20h30 e reúnem filmes negros e indígenas premiados na 10ª edição do evento, encerrada em junho.

Com foco no tema “Terra e Território”, que orientou a edição deste ano, a programação traz curtas, médias e longas nacionais, além de mesas de debates com curadores, realizadores, docentes e estudantes.

A primeira sessão, às 14h, apresenta A Mulher Sem Chão (PA), de Auritha Tabajara e Débora McDowell, eleito Melhor Longa-Metragem; Quilombos (BA), de Riane Nascimento, vencedor na categoria Melhor Curta; e Mulher Maracatu (PE), dirigido por Carlota Pereira e Dani Cano, premiado como Melhor Média-Metragem pelo júri popular. O debate contará com a presença da cineasta Riane Nascimento e do curador Matheus Araujo dos Santos.

Já a segunda sessão, às 17h30, exibe Yõg Ãtak: Meu pai, Kaiowá (MG/MS), de Sueli Maxakali, Isael Maxakali, Roberto Romero e Luisa Lanna, vencedor de Melhor Longa pelo júri popular. Também integra a mostra Mopái Pjuta Ãkakje’y – A roça e os alimentos (MT), realizado por cineastas Myky. O encerramento terá mesa de debate com a professora Karliane Nunes e o curador Zai Moura.

O X CachoeiraDoc é realizado pela Ayabá Produtora Criativa e Audiovisual, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale via Lei de Incentivo à Cultura. O festival integra o programa de extensão do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB e conta com apoio da Lei Paulo Gustavo Bahia, por meio do Governo do Estado e Ministério da Cultura.

Fotos: CachoeiraDoc / Filmes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Criado por Jadson Nascimento

Contatos

Salvador - BA
71 9 8618-8303
contato@portaldiaspora.com.br

Seja avisado dos nossos conteúdos pelo email

© 2022 DIASPORA Todos os direitos reservados.