Nesta sexta-feira, 8, às 19h, o cantor, compositor e multiartista Herley apresenta o espetáculo “Desertor” no Espaço Xisto Bahia. A performance celebra o lançamento da versão ao vivo e deluxe do álbum homônimo, lançado em 2024, que marcou sua estreia solo e revelou um artista em constante movimento, atravessando fé, identidade e liberdade com potência cênica, poética e emocional. O show também dá início ao projeto de circulação “Desertor – Caminhos da Diversidade”, que seguirá para outras cidades, incluindo Porto Seguro.
Com ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), disponíveis pelo Sympla e na bilheteria presencial, o espetáculo é descrito pelo artista como um rito. “Vai, voz. Sai.” é a frase que abre a obra, conduzindo a apresentação como um encontro espiritual e artístico com o público soteropolitano.
No palco, Herley transforma corpo e voz em instrumentos de presença e memória, ressignificando raízes mineiras e baianas em uma travessia musical que rompe normas e preconceitos. O repertório apresenta novas versões de faixas como “Calor da Bahia”, “Calma”, “Incendeia” e “Encontro”, mesclando percussões afro-baianas, cordas elétricas e sonoridades afrofuturistas.
Acompanhado por músicos que celebram a musicalidade negra e contemporânea, o artista promete uma experiência sensorial que une música, performance e espiritualidade, reafirmando a arte como gesto de coragem, cura e pertencimento.
Paralelamente, o projeto prevê ações de mediação cultural com escolas de ensino médio em Salvador e Porto Seguro. Nessas atividades, Herley conduzirá o bate-papo “Representatividade na Música – Trajetória e Identidade”, estimulando reflexões sobre diversidade e a importância da arte, além de compartilhar narrativas e experiências pessoais.
O projeto “Desertor – Caminhos da Diversidade” foi contemplado nos editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.
Foto: Heder Novaes
