Neste sábado, 9, a partir das 14h, o bairro de Valéria, periferia de Salvador, recebe a primeira edição do Festival de Arte e Cultura (FACUV). O evento será realizado na Escola Paulo VI e tem entrada gratuita.
A iniciativa é do Coletivo Beco da Memória, que atua no território com ações voltadas à conscientização racial e social por meio da comunicação, da educação e das expressões artísticas. O objetivo é estimular o protagonismo cultural da juventude periférica e incentivar a organização social por meio da arte, reafirmando Valéria como território de memória, poesia e sonhos coletivos.
A programação contará com apresentações de artistas locais e convidados de outras comunidades soteropolitanas. O público poderá assistir a performances poéticas, pockets shows, batalhas de MCs, dança e outras atrações.
Criado em 2023, o Coletivo Beco da Memória é formado por jovens de Valéria que acreditam na arte, na educação e na comunicação como caminhos para transformar suas realidades. O grupo realiza saraus com artistas do bairro, rodas de conversa sobre temas que afetam a juventude da comunidade e oficinas sobre assuntos ligados à periferia.
O FACUV é realizado em parceria com a CIPÓ Comunicação Interativa, por meio do Projeto LabCIPÓ. A ação é contemplada nos editais da Paulo Gustavo Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.
Foto: arquivo do coletivo
