A rainha do mar será saudada em solo francês no dia 31, quando acontece a terceira edição da Festa de Iemanjá, promovida pela Odoyá France — associação criada pelo cantor e empresário baiano Tom da Bahia. O evento gratuito será realizado em Saint-Ouen, a cerca de 40 minutos do centro de Paris, reunindo brasileiros e europeus em uma grande celebração da herança afro-brasileira.
A programação começa às 11h (horário local) com cerimônia de abertura e culto aos orixás, marcando o início de uma jornada espiritual e cultural. Ao longo do dia, o público poderá vivenciar uma série de manifestações populares, como capoeira, batucada, dança, maracatu, frevo e, pela primeira vez, o Tambor de Crioula — expressão tradicional do Maranhão.


Tom da Bahia sobe ao palco com um repertório especial em homenagem a Iemanjá, incluindo a canção autoral que leva o nome da divindade. Segundo ele, a expectativa é de receber cinco mil pessoas, consolidando o evento como um dos principais encontros da cultura afro no calendário francês.
“A Festa de Iemanjá é um espaço que a Odoyá France abre para uma grande demanda de público, entre brasileiros e europeus, que valorizam e gostam de celebrar a cultura afro. Raros são os eventos voltados para esse segmento aqui na França, então é uma oportunidade de mais um ano celebrar as nossas raízes”, destaca o anfitrião.
Com apoio da Prefeitura de Saint-Ouen, a festa reforça o diálogo entre espiritualidade, arte e ancestralidade em plena Europa.
Fotos: Cássia Santos