A EscolaDoc – Ciclo Formativo em Documentário abre chamamento para ações pedagógicas em escolas públicas de Cachoeira e São Félix, no Recôncavo Baiano. As propostas devem ser enviadas até 24 de abril por meio do site www.xcachoeiradoc.com/inscricoes.
A iniciativa integra a programação do X CachoeiraDoc – Festival de Documentários, que acontece de 10 a 15 de junho. Três propostas serão selecionadas, com apoio financeiro de R$ 2 mil cada, para realização em maio. Serão aceitas atividades em diversos formatos, como oficinas, rodas de conversa, vivências, workshops e ações de fruição. A proposta deve ter como foco a sensibilização de estudantes do ensino fundamental e médio.
Segundo as diretoras da EscolaDoc, Melina Bomfim e Ingá Patriota, o objetivo é incentivar o audiovisual como ferramenta pedagógica e de expressão para crianças e jovens. “O festival vai até a escola com propostas que nos ensinem sobre as pedagogias deste lugar, por meio de proposições criativas”, afirmam.
Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas maiores de 18 anos, residentes ou naturais de Cachoeira e São Félix, além de estudantes da UFRB e representantes de coletivos, associações e ONGs, com ou sem registro formal. O regulamento completo está disponível no site.
A EscolaDoc é um eixo formativo do CachoeiraDoc que promove práticas documentais com foco no território, suas histórias e experiências, reunindo metodologias abertas e acessíveis para a criação coletiva.
Fotos: Gabriel Moreno
