A Bahia, conhecida por sua rica tradição musical que inspirou artistas como Gilberto Gil, continua a influenciar talentos mundo afora. O cantor e compositor Tom da Bahia, que vive em Paris há 20 anos, anuncia o lançamento do seu novo single “Eu Sou O Tom”, disponível nas plataformas digitais a partir desta quarta, 6.
Com letra autoral, melodia de Luan Lago e arranjos de Pinóquio, “Eu Sou o Tom” joga com a ambiguidade da palavra “tom”, que se refere tanto ao nome do artista quanto ao conceito musical de sonoridade, nota ou timbre.
“Nessa minha nova canção, decidi brincar um pouco com a similaridade do meu nome artístico, Tom, com o ‘tom’ musical, deixando o suspense no ar: a quem de fato a letra está se referindo. Também trago toda minha essência e bagagem rítmica que a Bahia me presenteou. Como filho de Itabuna fico honrado em ser uma referência aqui na França,” comentou Tom da Bahia.
Além de sua carreira musical, o artista preside a Associação Odoyá Paris, uma entidade que promove a cultura afro-brasileira na Europa e organiza a Festa de Iemanjá em Paris, cuja segunda edição ocorreu recentemente em Saint-Ouen, em maio. O cantor lançou recentemente o álbum “Um Tom a Mais”, o terceiro de sua carreira, com conteúdo audiovisual disponível em seu canal no YouTube.
Considerado um dos maiores propagadores da cultura baiana na Europa, Tom da Bahia, de 42 anos, natural de Itabuna, conquistou a cidadania francesa após uma carreira inicial no futebol. Uma lesão aos 27 anos o levou a se dedicar inteiramente à música. Ele estreou oficialmente nos palcos em 2018 e desde então tem lançado singles, EPs, e o mais recente trabalho, o DVD “Um Tom a Mais”, gravado na França. Ao lado de sua esposa, Mary Dantas, ele também lidera a Associação Odoyá Paris.
Ficha técnica:
Autor : Luan Lago
Compositor : Tom da Bahia
Arranjos : Pinóquio
Percussão: Marquinhos Show e Adilan
Guitarra: Kakau Fraga
Baixo: Jho Bass
Bateria: Alex
Foto: Éric Brome