NordesteLAB, o maior evento de mercado audiovisual do Brasil fora do eixo Rio-São Paulo, anuncia a edição de 2024, celebrando uma década de sucesso. O evento ocorrerá de 03 a 06 de dezembro, em Salvador.
“Manteremos as tradicionais discussões e mesas sobre políticas públicas, além das Rodadas de Negócios. Estamos finalizando detalhes para novas iniciativas, mas já podemos confirmar o pitching dos projetos do Laboratório Universitário e de uma nova parceria que será anunciada em breve. Teremos também Masterclasses sobre temas de interesse para o mercado, realizadas em espaços com audiência mais restrita. Anunciaremos as novidades nos próximos meses”, comenta Gabriel Pires, fundador e diretor geral do NordesteLAB.
A edição 2024 foi lançada na noite desta terça-feira, 18, em conjunto com os eventos Animaí e DiALAB Festival, na Saladearte do CineMAM, no Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador. “Fazer o lançamento conjunto foi uma provocação para mostrar que, se você quer discutir, se inteirar e fazer negócios no setor audiovisual, precisa estar em Salvador em dezembro. A parceria entre Animaí, DiALAB e NordesteLAB reforça a diversidade e a amplitude do setor, que gera trabalho e renda para muitas pessoas”, destaca Pires.
Uma das grandes novidades desta edição é o retorno do Laboratório Universitário, que teve suas últimas edições em 2021. “Essa iniciativa cria sinergias entre quem quer entrar no setor e quem já está nele. É uma oportunidade excelente para estudantes universitários entenderem os processos de desenvolvimento de projetos com profissionais do mercado. Temos um carinho especial por essa iniciativa, já que o NordesteLAB surgiu de discussões universitárias e é uma forma de jovens realizadores saírem da faculdade com uma chancela para suas produções. Foram realizados cinco curtas-metragens a partir das premiações, alguns já exibidos na televisão e outros circulando por festivais.”

Em uma década de atividades, os números do NordesteLAB impressionam: mais de 5 mil participantes do Brasil e de outros 10 países; mais de 60 players e 150 produtoras; mais de 2.200 reuniões de negócios e uma média de 60 horas de atividades por edição. Na última edição, em 2023, foram mais de 850 inscritos de 20 estados brasileiros. “O NordesteLAB vai além dos negócios, abrangendo formação, difusão e entrada de novos atores no ecossistema. Ajudamos a consolidar projetos, carreiras e empresas, buscando que os projetos de nossas regiões sejam amplos e alcancem seu propósito final de chegar ao público”, avalia Pires.
A 10ª edição do NordesteLAB conta com a parceria do YouTube e o apoio do Sebrae, Programa SALCINE, Apex, Projeto Paradiso, Cinema do Brasil e Brazilian Content.
Foto: Fernanda Maia