Neste domingo, 6, o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB) realiza o workshop “Como fazer uma exposição de arte”, com o curador e pesquisador Deri Andrade e participação do arquiteto Matheus Cherem. A atividade faz parte da programação da exposição “Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira”, em cartaz no museu.
Com entrada gratuita e vagas limitadas, o workshop será dividido em dois momentos: uma visita mediada à exposição, com foco no percurso curatorial, e uma oficina prática, em que o público será convidado a discutir e propor novas espacialidades para a mostra.
“A curadoria é também uma prática coletiva, que se constrói com escuta, cuidado e negociação de espaço”, destaca Andrade.
A ação integra o conjunto de atividades públicas da exposição em Salvador — cidade com a maior população negra fora da África — e reforça a valorização da produção artística de pessoas negras como pilar da história da arte no Brasil.
Realizada pelo Projeto Afro em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e o MUNCAB, com patrocínio do Banco do Brasil via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a mostra marca um momento importante para o museu, que em 2025 receberá mais de 700 obras afro-brasileiras repatriadas dos Estados Unidos.
Mais informações:
👉 https://www.instagram.com/museunacionaldaculturaafro/
Foto: Ulisses Dumas