O filme baiano A Matriarca completa 15 semanas seguidas em cartaz nos cinemas de Salvador. Dirigido por Lula Oliveira, o longa estreou em 29 de maio e segue em exibição no Circuito de Cinema Saladearte – CineMAM, no sábado, 6, e terça, 9, sempre às 14h10.
Para o diretor, a permanência nas salas representa um marco. “Estar 15 semanas em cartaz demonstra a força e a potência de um filme baiano nas salas de cinema. A gente está vivendo um momento único para o cinema brasileiro, com o público cada vez mais interessado em produções que contam histórias nossas, com a nossa identidade. E saber que minha obra fez parte disso, sendo abraçada de forma tão calorosa, me enche de orgulho e esperança no nosso cinema”, afirma Lula Oliveira.
A trama acompanha uma família que se reúne na fictícia cidade de Itabaína para celebrar os 90 anos da matriarca. O encontro, no entanto, é interrompido por uma morte repentina, transformando a festa em um momento de revelações e segredos.

Gravado em Valença e Cairu, no Baixo Sul da Bahia, o longa tem produção integralmente baiana e elenco formado majoritariamente por artistas locais, como Luciana Souza, Jackson Costa, Aicha Marques, Caco Monteiro, Analu Tavares e Evelin Buchegger. Também participam a cantora Mariela Santiago, a atriz francesa Lucile Prement e Vinicius Oliveira, conhecido por seu papel em Central do Brasil.
Produzido pela DocDoma Filmes e distribuído pela Descoloniza Filmes, A Matriarca contou com recursos da Ancine, FSA e BRDE, além do patrocínio da CredCesta e Bahiatursa. O projeto teve ainda apoio da Secretaria de Cultura da Bahia, das prefeituras de Cairu, Valença e Nilo Peçanha, do Instituto de Desenvolvimento do Baixo Sul (Ides) e do Sated Bahia.