O curta baiano Menina Espoleta e os Super-Heróis Secretos integra a programação do 22º FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil, onde concorre ao Prêmio Brasil de Histórias Curtas. Estrelado por Lilica Rocha, atriz mirim, cantora e compositora baiana, o filme tem direção de Paula Lice, Pedro Perazzo e Tais Bichara, com produção executiva de Flávia Santana. A exibição acontece online, entre os dias 4 e 31 de julho, com votação aberta ao público através do site www.fici.com.br.
Na trama, Lilica interpreta uma menina tímida e imaginativa, que precisa lidar com a mudança de sua família do sítio para a cidade. Quando ninguém está vendo, ela se transforma na super-heroína Menina Espoleta e, ao lado de seus amigos secretos, combate o mal em aventuras inventadas. A história aborda de forma sensível a força da imaginação e os desafios das mudanças na infância.
Com produção da Mulungu Realizações Culturais e da Giro Planejamento Cultural, o filme também participa do 48º Festival Guarnicê de Cinema, no Maranhão, entre 30 de julho e 6 de agosto, e do 3º Cine RO – Festival de Cinema de Rondônia, entre 25 e 31 de agosto. A obra já passou por mais de dez mostras e festivais em todo o país, incluindo o 19º CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, o 18º CineBH – Festival Internacional de Cinema de Belo Horizonte, a 23ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e o XX Panorama Internacional Coisa de Cinema.


A Mulungu Realizações Culturais é uma produtora baiana dedicada a histórias autorais conduzidas por mulheres, pessoas negras e LGBTQIA+. Entre suas coproduções estão os longas Receba! (Pedro Perazzo e Rodrigo Luna), Menarca (Lara Carvalho) e o documentário Cais (Safira Moreira), além do curta Como Nasce um Rio, de Luma Flôres. Suas obras já circularam por mais de 30 festivais nacionais e internacionais, como Tribeca, Olhar de Cinema, Chilemonos e CineBH. A empresa também assina a coprodução de Mulheres Negras em Rotas de Liberdade, de Urânia Munzanzu, documentário filmado no Brasil e em países africanos, com participações de Sueli Carneiro, Conceição Evaristo, Luedji Luna, Erica Malunguinho, Mirtes Renata e Carla Akotirene.
Fotos: divulgação