Os municípios de Malhada e Carinhanha, no Oeste e Sudoeste da Bahia, recebem nesta quarta-feira, 12, o programa de capacitação “Afroempreendedorismo: Potencializando o Futuro com Nossas Raízes”, voltado a micro e pequenas empresas (ME e EPP) da região. A ação gratuita é conduzida pela relações-públicas Cáren Cruz, especialista em Imagem Identitária e participante da 9ª temporada do Shark Tank Brasil.
O evento tem início às 9h, na Câmara Municipal de Malhada, às margens do Rio São Francisco. No mesmo dia, o programa segue para Carinhanha, com nova edição às 19h, na Casa da Agricultura Familiar. Em ambos os encontros, as inscrições são gratuitas.
Com foco no fortalecimento do empreendedorismo negro, o painel propõe discutir temas como identidade cultural, protagonismo negro e inovação nos negócios, destacando estratégias para impulsionar resultados e ampliar a presença de empreendedores negros no mercado.
Segundo Cáren Cruz, a iniciativa busca desenvolver um ecossistema econômico mais diverso e sustentável nas regiões do Oeste e Sudoeste baiano.
“Vamos mostrar, na prática, como a inclusão pode ser produtiva para os mercados. Essa é a oportunidade de refinar práticas e entender como inovar em um ecossistema já conhecido pelas redes empresariais da região. É uma chance única de inspirar novas e experientes gerações com um só objetivo: crescer o Oeste e o Sudoeste da Bahia enquanto valorizamos a cultura afro-brasileira”, afirma Cáren.
CEO da Pittaco Consultoria, Cáren já impactou mais de 4 mil pessoas em iniciativas de capacitação voltadas à diversidade e inovação. No programa “Afroempreendedorismo”, ela compartilha cases de sucesso e estratégias de representatividade de marca, além de discutir macrotendências de mercado inclusivo, inclusão produtiva e acesso a novos nichos.
A ação conta com o apoio da Sala do Empreendedor Carinhanha e Malhada, Secretaria Municipal de Assistência Social de Malhada, Prefeitura de Malhada, Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura e Abastecimento, além do SEBRAE Delas e do Programa Plural | SEBRAE.
Foto: Laila Andrade
