O curta-metragem Nevrose, dirigido por Ana do Carmo e com produção executiva de Rubian Melo, fará sua estreia mundial no Atlanta Women’s Film Festival, que acontece de 24 a 28 de setembro, na Geórgia (EUA). A exibição está marcada para o dia 26 e marca o início da circulação internacional da obra.
Na trama, uma médica é consumida pela culpa pela morte da filha e desenvolve uma obsessão em salvar vidas. O destino muda quando cruza o caminho de uma suicida que não deseja ser salva.
“É uma alegria imensa produzir cinema em nosso território e, a partir dele, conseguir cruzar fronteiras geográficas, levando nosso olhar e nossas histórias para o mundo. Ver nosso filme chegar a Atlanta é motivo de orgulho, sobretudo em um festival que celebra a assinatura artística de mulheres. Estar nesse espaço com uma obra concebida e realizada por uma equipe majoritariamente feminina e negra é reafirmar a potência e pluralidade do cinema baiano e brasileiro. Mais do que exibir um filme, é compartilhar perspectivas de mundo e repaginar imaginários, afirmando que temas existencialistas também nos pertencem”, comenta Ana do Carmo, diretora do filme.
Baseado nos contos “Nevrose” e “A Suicida”, da escritora oitocentista Délia, o curta é derivado do corte da diretora para o capítulo homônimo do longa antológico Insubmissas. Para Ana, essa versão traz um novo olhar sobre a obra.
“Como artista, revisitar essa obra e mergulhar em um novo corte foi uma experiência transformadora. Cada ajuste de ritmo, cada cena ressignificada, abriu caminhos para aprofundar ainda mais a dimensão dramática das personagens. Trabalhar esse novo olhar foi também um exercício de escuta: compreender os silêncios, as pausas, os gestos que dizem tanto quanto as palavras. Trazemos na nossa narrativa um convite a encarar o abismo que nos habita e, ao mesmo tempo, reconhecer a força que emerge ao atravessá-lo”, afirma.
Com 16 minutos de duração, Nevrose tem produção da Daza Filmes e Saturnema Filmes, distribuição da Tarrafa Produtora e Distribuidora e elenco formado por Josi Varjão (Francisca), Tainah Paes (Elizabete), Sara Barbosa (Romina) e Jota Silva (Jorge).
Após Atlanta, o curta segue para sua estreia nacional no Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul: Brasil, África, Caribe e outras Diásporas – 18 anos, no Rio de Janeiro, com data a ser divulgada.
Foto: Carolina guerreiro