Com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, a quarta edição do Bahia Origem Week encerrou neste domingo, 6, no Centro de Convenções Salvador. O evento, que se consolida no calendário estadual, reuniu milhares de visitantes e promoveu negócios entre pequenos agricultores, microempreendedores e empresários de diversas regiões da Bahia.
Durante visita à feira, o governador ressaltou a importância do setor para o desenvolvimento do estado.
“Nós temos o prazer de celebrar mais uma edição desse evento que demonstra o potencial da nossa agricultura familiar, que vai desde a qualidade dos produtos, das embalagens e no trato com o cliente. Temos capacidade de exportar não só para outros estados, como também para fora do país”, afirmou Jerônimo.
A feira valorizou as 13 zonas turísticas da Bahia, com expositores da Baía de Todos os Santos à Costa do Descobrimento. O empresário Marco Lessa, fundador do evento, celebrou os resultados. “O Bahia Origem Week foi um sucesso absoluto. Todos os números das edições anteriores foram superados. Tivemos mais de 30 mil visitantes, mais de 250 expositores, cerca de 400 marcas e mais de 15 milhões em negócios. Grau de satisfação acima dos 95%, as pessoas saíram daqui felizes, os expositores também. Já estamos planejando a edição de 2026”, adiantou.
Além dos negócios, a feira também incentivou ações sociais. Mais de uma tonelada de alimentos foi arrecadada para a campanha Bahia Sem Fome.
Chocolat Festival e escultura de chocolate de 2m
Integrado ao BOW, o Chocolat Festival inovou com a criação de uma escultura de chocolate em tamanho real. A chef Taty Benazzi e alunas do ‘Atelier’ esculpiram um capoeirista com 2 metros de altura e 250 kg de chocolate, que será doado à União dos Grupos de Capoeira da Bahia.
Na Cozinha Show, chefs renomados como a argentina Mariana Corbetta e o belga Laurent Rezette apresentaram receitas com chocolate, enquanto a Chef Tia Pri comandou a Cozinha Kids, ensinando receitas para os pequenos.
Cultura, ancestralidade e tradições produtivas em destaque
A 4ª edição do Bahia Origem Week também foi marcada pela celebração da gastronomia e da cultura afro-brasileira. Os estandes de moda e artesanato afro dividiram espaço com chefs que trouxeram às cozinhas do evento suas raízes ancestrais. Na Cozinha Show, por exemplo, Ana Célia e Jônatas Bomfim apresentaram pratos típicos da culinária de resistência, exaltando sabores e saberes tradicionais.
O Centro de Convenções se transformou ainda em uma passarela de valorização da identidade negra. Jovens do projeto Periferia do Futuro desfilaram estilo, beleza e representatividade, evidenciando o poder da negritude através da moda.
Dentro da programação, também aconteceu a 3ª edição da Expo Pesca e Aquicultura, evento que promove a cultura da pesca no nordeste e conecta pescadores, comunidades, empresas e entusiastas do setor. Com espaço ampliado este ano, a feira apresentou aquários e tanques com peixes, camarões, ostras e outros pescados, reforçando o potencial econômico e cultural do segmento.
A realização do Bahia Origem Week é da MVU Empreendimentos/Grupo M21, em parceria com o Governo da Bahia, por meio da SETUR, SDE, SDR, SEMA, SETRE, SEAGRI, Bahiater, CAR, Bahia Pesca e Adab. O evento contou ainda com o apoio da Unicafes BA, Ceplac e Biofábrica da Bahia.




Fotos: Victor Rattes / Alberto Monteiro