Da Bahia para o mundo, a artista multimídia Juh Almeida inicia uma nova etapa de sua trajetória internacional em 2025. Em outubro, a cineasta e artista visual participa de eventos no México, com uma programação que reúne mostras visuais, intervenções performáticas e ações educativas nas cidades de Oaxaca e Cidade do México.
O projeto de circulação é realizado com apoio do Fundo CICLA e conta com parcerias do Bolder Studio, Harmonipan Studio, Lolita PANK Galería e do Festival Franziska 2025, sediado no CENART – Centro Nacional de las Artes (Cidade do México). A iniciativa é viabilizada pela Plataforma Flotar, que promove intercâmbios e a circulação de artistas brasileiros em espaços internacionais de arte contemporânea.
De 24 de outubro a 3 de novembro, Juh Almeida estará em circulação pelo México, integrando a programação do Festival Franziska 2025/CENART, Lolita PANK Galería e Estúdio Bolder, além de participar de atividades em Oaxaca. Em breve, o Fundo CICLA anunciará novas circulações no eixo África.



Para Juci Reis, coordenadora da Plataforma Flotar, a presença de Juh no México representa um marco da criação baiana no cenário internacional. “O trabalho de Juh Almeida dialoga com territórios múltiplos da arte contemporânea e evidencia a potência criativa da Bahia na cena global.”
Sobre a artista
Juh Almeida é cineasta e artista visual. Desde 2010, mescla vida e arte em obras que transitam entre o cinema e a fotografia, explorando linguagens poéticas, experimentais e documentais a partir de sua vivência, olhar e percepção sobre o mundo. É graduada no Bacharelado Interdisciplinar em Artes, com concentração em Cinema, pela Universidade Federal da Bahia, e mestranda em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo.
Suas obras já circularam em instituições como o CCBB, o Museu da Língua Portuguesa, o MUNCAB e o Museu Nacional de Arte de Maputo (Moçambique). A artista acredita na imagem como ferramenta crucial para a construção de novos imaginários, capaz de revolucionar e gerar mudanças positivas na sociedade.
Fotos: José de Holanda, @camilafrgomide e @adima_macena